Cultura

Casa do Sol será inaugurada em Palmas com exposição indígena e música ao vivo neste sábado, 4

Novo espaço cultural abre as portas com a mostra “Iny Arte Viva”, sob curadoria de Narubia Werreria, e apresentações musicais de Dorivan, DJ Grammont e Nando Cruz.

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins 

Palmas recebe neste sábado, 4 de maio, a inauguração da Casa do Sol, um novo espaço dedicado à valorização da arte, cultura e ancestralidade tocantinense. A abertura oficial ocorre a partir das 17h, na 110 Norte, com uma programação especial que reúne vernissage, música ao vivo e exposições de arte indígena.

A estreia será marcada pela exposição “Iny Arte Viva”, com curadoria da líder indígena e artista Narubia Werreria, apresentando obras que expressam a força, a beleza e a espiritualidade do povo Iny (Karajá). A mostra conecta arte contemporânea e saberes tradicionais, oferecendo ao público uma experiência estética e sensorial única.

Card de logomarca – Foto: Divulgação;

Idealizada pela Produtora Raia, com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Governo do Tocantins, a Casa do Sol é fruto do projeto “Produtora Raia, cinco anos criando canções, videoclipes e memórias”, em parceria com Narubia Werreria e o músico João Bayma.

“Com a Casa do Sol, a produtora Raia ganha seu espaço físico, se espalha e revela com ainda mais intensidade a beleza da nossa cultura”, destaca Raia.

Gabriela Raia – Foto: Divulgação/Rede social;

A noite contará ainda com apresentações de Dorivan — o Passarim do Jalapão, DJ Grammont e Nando Cruz, celebrando a sonoridade do Cerrado e da Amazônia com fusões de ritmos e raízes tocantinenses.

Card de programação do evento – Foto: Divulgação;

“Queremos acolher as mais diversas expressões culturais do Tocantins. A Casa do Sol é um projeto colaborativo e de resistência”, explica João Bayma.

João Bayma – Foto: Divulgação;

O espaço também abriga a loja Awi, marca indígena voltada para a comercialização de obras produzidas por povos originários. Cada peça carrega símbolos, saberes e histórias ancestrais.

“Nossa cultura é viva, é criação e é cura. A Casa do Sol é um lugar para lembrar quem somos, e também sonhar o que podemos ser”, afirma Narubia Werreria.

Narúbia Werreria – Foto: Divulgação;

A Casa do Sol será palco de oficinas, rodas de conversa, feiras, lançamentos de livros, desfiles, exposições e outras atividades, fortalecendo o circuito cultural da capital e dos povos do Cerrado e da Amazônia.

Serviço:

Inauguração da Casa do Sol

Data: Sábado, 4 de maio de 2025

Horário: A partir das 17h

Local: Casa do Sol — 110 Norte, Avenida JK, Quadra N 25, Lote 12, Palmas-TO

Bastidores do Tocantins

Bastidores do Tocantins é um Blog de seres, fazeres e dizeres do estado de Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo