Povos indígenas

Buscas continuam por indígena desaparecido há cinco dias no norte do Tocantins

Vianeys Krahô, morador da aldeia Pedra Branca, entrou na mata no dia 13 de novembro e não foi mais visto. Equipes da Funai, Corpo de Bombeiros e moradores intensificam os esforços para localizá-lo.

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins 

As buscas por Vianeys Krahô, de 43 anos, entraram no quinto dia em Goiatins, no norte do Tocantins. Morador da aldeia Pedra Branca, ele desapareceu no último dia 13 de novembro após entrar na mata. Desde então, equipes do Corpo de Bombeiros, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e integrantes da comunidade local unem esforços para localizá-lo.

O desaparecimento

Segundo Edmar Krahô, cacique da aldeia e cunhado de Vianeys, o indígena desapareceu por volta das 15h daquele dia. Apesar de ser experiente em atividades na mata, não houve qualquer indício de seu paradeiro.

“Ele é acostumado, um bom caçador, conhece a região, mas até agora não temos notícias ou pistas de onde ele pode estar. Procuramos muito, mas não encontramos nenhum rastro,” explicou o cacique.

A preocupação é intensificada pelo fato de Vianeys apresentar problemas psicológicos. Desde o momento do desaparecimento, as buscas começaram com os próprios moradores, mas rapidamente precisaram ser ampliadas com apoio das autoridades.

Mobilização

Na sexta-feira (15), a Funai acionou o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Polícia Militar para reforçar as operações. Indiarrury Kã, coordenador da Funai em Goiatins, destacou que além das forças de segurança, guerreiros indígenas que atuam na vigilância da aldeia também participam das buscas.

“Estamos mobilizando várias equipes. Apesar dos esforços conjuntos, até agora não encontramos pistas ou informações de que ele tenha passado por outras aldeias ou municípios próximos,” afirmou o coordenador.

Próximos passos

As buscas continuam com o apoio de diversas frentes, incluindo a comunidade indígena, que conhece profundamente o território local. O Bastidores do Tocantins segue acompanhando o caso e aguarda respostas das forças de segurança sobre possíveis avanços na investigação.

Para mais informações sobre o caso e atualizações, continue acompanhando nosso site.

Bastidores do Tocantins

Bastidores do Tocantins é um Blog de seres, fazeres e dizeres do estado de Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo