Bebê indígena nasce com 6 kg em Miracema e surpreende a mãe: “As roupinhas não vão servir”
Simone Simikidi Xerente deu à luz Regis, seu sexto filho, que nasceu com 6 kg e 58 centímetros; recém-nascido segue em observação na UTI de Palmas.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
Um nascimento cheio de emoção e surpresa marcou a manhã da última terça-feira (7) no Hospital Regional de Miracema do Tocantins. A indígena Simone Simikidi Xerente, de 38 anos, deu à luz um bebê com 6 kg e 58 centímetros, surpreendendo a família e a equipe médica.
“Na verdade, não estava esperando tudo isso, mas fiquei bastante surpresa e feliz demais. As roupinhas não vão servir nenhuma, vou ter que comprar outras”, brincou a mãe, ainda encantada com o tamanho do filho, que recebeu o nome de Regis, em homenagem ao pai, Reginaldo.
Parto cesáreo e emoção na hora do nascimento
Moradora de Tocantínia, Simone precisou se deslocar até Miracema para realizar o parto. A cesariana foi necessária devido ao tamanho do bebê, conforme já havia sido indicado nos exames de pré-natal.

“Graças a Deus foi um parto cesáreo e tranquilo. Na última ultrassom, feita um mês antes, ele estava com 4,2 kg. O médico disse que seria um bebê gigante, mas mesmo assim ficamos surpresos com o tamanho e peso dele na hora do parto. Foi motivo de muita alegria quando vimos”, relatou Simone.
Recém-nascido está em observação na UTI
Após o parto, Regis precisou ser transferido para a UTI de um hospital particular em Palmas, por ter ingerido mecônio — uma substância presente no líquido amniótico que pode causar complicações respiratórias nos recém-nascidos.
“Ainda não temos previsão de alta. Ele continua internado na UTI, recebendo antibióticos e em observação”, contou Simone, que segue confiante e agradecida pelas orações recebidas.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou que o bebê está sob os cuidados da equipe multiprofissional da maternidade contratualizada pela Pasta, que acompanha a evolução clínica do pequeno.
Alegria e fé marcam o momento da família
Este é o sexto filho de Simone, que celebrou o nascimento com emoção. “Meu marido ficou bastante emocionado e feliz demais com a surpresa. Foi motivo de alegria na hora do parto. Tenho apenas que agradecer a Deus e a todos que têm me acompanhado em orações”, destacou a mãe, que representa com orgulho a etnia Xerente, do povo indígena do Tocantins.



