Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
O jovem atleta tocantinense Hentony dos Santos, de apenas 17 anos, foi convocado para integrar a Delegação Brasileira nos Jogos Mundiais Escolares Sub-18, a serem realizados de 23 a 31 de outubro no Bahrain, no Golfo Pérsico. Estudante da Escola Estadual Machado de Assis, em Araguanã, Hentony é o primeiro atleta do Tocantins a participar deste prestigioso evento internacional. A convocação veio da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Recordista brasileiro escolar na classe T47, Hentony tem um currículo impressionante com mais de 50 medalhas conquistadas em competições estaduais e nacionais. Ele detém os recordes nas provas de 400 metros e salto em distância e, no Bahrain, competirá nas provas de corrida de 100 metros, 400 metros e salto em distância. “É uma sensação inexplicável, não consigo parar de sorrir. Ser o primeiro atleta do Tocantins a ser convocado traz uma responsabilidade enorme. Estou me preparando para representar minha cidade, meu estado e meu país da melhor forma possível”, comentou Hentony, expressando sua empolgação com a convocação.
Hentony foi descoberto durante os Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) e, desde 2019, é treinado pelo professor Rafael Gabarrão. “O Hentony é um atleta extremamente dedicado, e sua evolução nos últimos anos tem sido notável. Essa convocação para o Bahrain é a prova de seu potencial e do trabalho árduo que ele vem realizando. Estamos muito orgulhosos de poder levar o nome do nosso estado para uma competição mundial”, destacou Gabarrão.
Luciana Monteiro, técnica da Diretoria de Lazer, Cultura e Desporto Escolar, reforça a importância dos Parajets na descoberta de novos talentos. “O esporte oferece inúmeros benefícios para o desenvolvimento dos jovens, e ao incentivar a participação de estudantes com deficiência nas competições, o Governo do Estado busca revelar talentos para competições nacionais e internacionais. O Hentony é um exemplo claro de como os Parajets são fundamentais para dar visibilidade aos nossos paratletas”, afirmou Luciana.
Além de Hentony, outros 11 paratletas de diferentes estados brasileiros foram convocados para compor a Delegação Brasileira, competindo nas modalidades de atletismo, natação e judô no ISF Gymnasiade Bahrain.
Fonte:Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins