Apagão Cibernético Afeta Voos, Bancos e Serviços de Saúde em Diversos Países
Problema global atinge setores críticos, com impacto registrado no Brasil, incluindo falhas em serviços bancários e aeroportos.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
Nesta sexta-feira (19), um apagão cibernético está causando interrupções significativas em voos, empresas de mídia, bancos e serviços de saúde em vários países ao redor do mundo. No Brasil, apesar de não haver registros de problemas generalizados em aeroportos, a situação é particularmente notável no Aeroporto de Viracopos. As companhias aéreas estão recomendando que os passageiros verifiquem o status de seus voos devido às possíveis complicações.
Clientes de alguns bancos brasileiros relataram que serviços e aplicativos estão fora do ar, refletindo o impacto do apagão cibernético na infraestrutura digital do país. O incidente parece estar ligado a um problema global com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike, embora não haja indícios de um ataque hacker.
Em um comunicado oficial, a CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionadas ao sensor “Falcon”. A empresa está trabalhando para resolver as questões e restaurar a normalidade dos serviços afetados.
A situação continua em desenvolvimento, e as autoridades e empresas estão monitorando de perto o problema para minimizar o impacto e restabelecer os serviços críticos.