Ananás ou Paris? Tocantinense viraliza ao comparar praças e provoca debate bem-humorado nas redes
Lavrador Félix Soares Bezerra critica capital francesa, recebe resposta de comediante europeu e defende com orgulho a praça de sua cidade natal
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
Quem tem a melhor praça: Ananás ou Paris? A pergunta ganhou repercussão nas redes sociais após o lavrador tocantinense Félix Soares Bezerra, de 63 anos, viralizar ao demonstrar frustração durante uma visita à capital da França. Em vídeos publicados na internet, ele afirmou estar decepcionado com o centro de Paris, comparação que rapidamente ultrapassou fronteiras.
A repercussão chegou ao comediante francês Paul Cabannes, que reagiu ao vídeo no dia 12 de janeiro de 2025. Em tom irônico, Cabannes afirmou que o comentário de Félix teria causado “dor, melancolia e sofrimento” aos franceses. Segundo ele, o brasileiro teria escolhido propositalmente um local pouco favorecido para criticar a beleza parisiense.
“Isso é revoltante demais. Ele foi no único ponto perto da Torre Eiffel que está feio. É como reclamar da beleza do Rio de Janeiro dentro de um banheiro químico”, disse o humorista em sua reação.
A resposta de Félix foi imediata e também carregada de bom humor. No mesmo dia, um novo vídeo foi publicado no Instagram da filha do lavrador. Sentado na Praça São Pedro, em Ananás (TO), conhecida por seu chafariz em formato de abacaxi, ele convidou o francês a conhecer a cidade tocantinense antes de tirar conclusões.
“Não precisa ficar revoltado, não. Pode ficar com a cabeça fria, tomar um guaranazinho e ficar tranquilo. É só ele vir aqui em Ananás, conhecer a praça e comparar com a praça de lá que ele vai ver se eu estou certo ou errado. Para mim, eu estou certo”, afirmou Félix.
A interação continuou nos comentários, onde Paul Cabannes respondeu de forma descontraída: “Vou ter que ir até Ananás conferir”.
Félix viajou para Paris em fevereiro de 2025, acompanhado da família, em sua primeira viagem internacional — um presente da filha. Os vídeos, no entanto, viralizaram apenas semanas depois, acumulando milhares de visualizações e compartilhamentos.
Nas gravações, o lavrador critica a aparência do centro parisiense. “O centro de Paris é sem graça. A torre é bonita, mas ao redor não tem jeito das fotos ficarem bonitas. As paredes cheias de lodo, nem pintadas. Eu acho que a praça de Ananás é mais bonita do que o centro de Paris”, disse.
Apesar das críticas, Félix garante que pretende voltar à França no futuro, mas sem abrir mão do carinho por sua cidade natal. Em entrevista ao g1, ele destacou a simplicidade e o acolhimento de Ananás. “É uma cidade pequena, hospitaleira,
onde fui criado e tenho grande apreço”, afirmou.
O lavrador também comentou sobre o frio europeu e disse que os prédios históricos não corresponderam às expectativas. “Esperava mais cor, mais vida”, concluiu.



