Menino de 5 anos sobrevive a explosão de churrasqueira e recebe alta: “Nasceu de novo”, diz mãe
Acidente em festa de aniversário em Palmas deixou criança com 10% do corpo queimado e matou homem que manuseava churrasqueira.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
O pequeno Eduardo Pereira Barros, de 5 anos, recebeu alta hospitalar e se recupera em casa após ter 10% do corpo queimado na explosão de uma churrasqueira durante um aniversário na região sul de Palmas. O acidente aconteceu em 24 de julho, no setor Santa Bárbara, e também vitimou Bruno Demetrio Chaves, de 42 anos, que teve 70% do corpo queimado e morreu quatro dias depois.
Eduardo sofreu queimaduras no rosto, pescoço, peito e braço, passou por cinco cirurgias de raspagem e ficou internado 14 dias na ala infantil do Hospital Geral de Palmas (HGP). Emocionada, a mãe, Mikaelle Bezerra Barros, agradeceu pela recuperação do filho:
“Graças a Deus ele está em casa, porque ele nasceu de novo. Deus deu uma nova chance para ele e sou muito grata a todos que oraram por nós”, disse.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que a explosão atinge o menino, que sai correndo com parte do corpo em chamas. O gerente de posto Fernando Augusto Dias retirou a camisa para abafar o fogo e ajudou a salvar a criança.
A família informou que Eduardo seguirá em repouso total, sem exposição ao sol e com ambiente climatizado para auxiliar na cicatrização. Ele retornará ao médico no próximo dia 13 de agosto para avaliação com cirurgião plástico.
Vítima fatal
Bruno Demetrio, que manuseava a churrasqueira no momento do acidente, sofreu queimaduras de 3º grau e teve complicações respiratórias e renais. Ele morreu no HGP no dia 28 de julho. Sua esposa, Patryane Oliveira, fez um alerta sobre o risco de usar álcool para acender churrasqueiras:
“Parece comum, mas é muito perigoso. Hoje estou aqui para criar meus dois filhos sem o meu marido. Foi uma tragédia que ninguém esperava”, lamentou.
Segundo relato de testemunhas, Bruno teria colocado álcool na tampa do galão e, ao jogá-lo de longe com o recipiente aberto, ocorreu a combustão que provocou a explosão.



