Advogado é preso no Tocantins suspeito de fraudes contra clientes em Xambioá
Ministério Público aponta falsificação de documentos e apropriação de valores; OAB abre processo de suspensão preventiva
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
O advogado Aleandro Silva dos Santos foi preso preventivamente nesta quinta-feira (5) em Xambioá, região do Bico do Papagaio, no Tocantins. A prisão foi autorizada pela 1ª Escrivania Criminal da comarca local após investigações conduzidas pela Promotoria de Justiça, que apontam a prática de crimes como falsificação de documentos e apropriação indevida de valores de clientes.
Segundo o Ministério Público do Tocantins (MPTO), uma das vítimas é um agricultor que contratou o advogado para atuar em uma ação relacionada a um imóvel rural. No entanto, o terreno teria sido arrematado pelo próprio advogado, que ainda teria apresentado à família da vítima um despacho judicial falso, sem que a ação tivesse sido sequer protocolada.
A promotoria informa que Aleandro responde por ao menos quatro outras condutas ilícitas em processos penais em andamento na Comarca de Xambioá. Os delitos teriam sido cometidos no exercício da advocacia, com frequência contra pessoas em situação de vulnerabilidade.
Diante das suspeitas, o promotor de Justiça Helder Lima Teixeira solicitou a prisão preventiva, que foi acatada pela Justiça. Aleandro Silva dos Santos é investigado pelos crimes de apropriação indébita, falsificação de documentos e patrocínio infiel, este último caracterizado por atuar com conflito de interesses em prejuízo dos clientes.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins informou que existem processos disciplinares em andamento contra o advogado e que foi instaurado, nesta sexta-feira (6), um processo de suspensão preventiva em cumprimento às normas ético-disciplinares da instituição.
“Reafirmamos nosso compromisso com a ética profissional e a transparência, assegurando o devido processo legal em todos os procedimentos”, afirmou Fábio Alves Fernandes, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-TO.
Defesa se manifesta
A defesa do advogado se manifestou por meio de nota, afirmando confiança na inocência do cliente e destacando sua trajetória pessoal e profissional.
“Trata-se de um cidadão de reputação ilibada, com uma conduta pautada pela honestidade e respeito às leis. Estamos acompanhando o caso e confiamos que, ao final da apuração, a verdade será restabelecida”, diz o comunicado assinado pelos advogados Jalison Marques, Junio Honorio e João Braga Jr.
Os defensores ressaltaram ainda a importância da presunção de inocência e do respeito ao devido processo legal, acrescentando que não farão comentários adicionais enquanto as investigações estiverem em curso.



