Governo do Tocantins apresenta potencialidades da piscicultura na Feira Nacional do Camarão
Evento celebra 20 anos de trajetória e destaca o protagonismo da aquicultura nacional e internacional.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), marcou presença nesta sexta-feira, 22, na Feira Nacional do Camarão (Fenacam 2024), realizada no Centro de Convenções de Natal, Rio Grande do Norte. Considerado um dos maiores eventos de carcinicultura e aquicultura da América Latina, a Fenacam celebra este ano sua edição especial de 20 anos, reunindo lideranças do setor, empresários, cientistas e especialistas de várias partes do mundo.
Durante o evento, a secretária de Estado da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida, conduziu a palestra “Avanços da Piscicultura no Tocantins”. Na ocasião, apresentou o panorama da cadeia produtiva no estado, destacando políticas públicas, programas estruturantes e os impactos econômicos gerados pelo setor. Entre os projetos citados, a gestora ressaltou o Trilha da Pesca e Aquicultura, instituído pelo governador Wanderlei Barbosa por meio da Lei 4508/2024, que visa fomentar a atividade de forma sustentável e organizada.

Avanços e potencial da piscicultura tocantinense
“A piscicultura no Tocantins tem demonstrado um crescimento significativo, graças às políticas públicas e ao potencial do nosso estado. Atualmente, o setor emprega diretamente 3.206 trabalhadores e gera mais de 12 mil postos de trabalho. Apesar de ocuparmos o 18º lugar no ranking nacional de produção, temos a meta de posicionar o Tocantins entre os cinco maiores produtores de peixe do Brasil até 2027”, destacou a secretária Miyuki Hyashida. Ela também enfatizou o caráter sustentável da atividade, que opera com baixa emissão de carbono, além das condições naturais favoráveis do estado para expansão do setor.
Uma feira histórica
A Fenacam 2024 reuniu produtores, técnicos, estudantes, empresários e mais de 200 empresas expositoras de países como Canadá, Estados Unidos, França, Austrália e China, consolidando-se como um espaço estratégico para troca de conhecimento e negócios. O presidente da Fenacam, Itamar Rocha, reforçou a importância do evento: “Comemorar 20 anos da Fenacam é celebrar o avanço da aquicultura no Brasil e no mundo. Este ano, conseguimos trazer uma programação enriquecida, com palestrantes de renome e as mais modernas inovações tecnológicas do setor”.

Desde sua fundação, em 2004, a Feira Nacional do Camarão já realizou mais de 900 palestras e recebeu cerca de 89 mil visitantes. A edição comemorativa de 2024 reafirma o papel do evento como um dos mais relevantes para o desenvolvimento da aquicultura em nível global.
Sobre a participação do Tocantins
A presença do Governo do Tocantins na Fenacam reforça o compromisso com o fortalecimento da piscicultura e a integração do estado em eventos de grande relevância para o setor. A iniciativa contribui para atrair investimentos, promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer a cadeia produtiva da aquicultura no estado.
Fonte:Lucas Eurilio/Governo do Tocantins.



