Comitiva do Tocantins visita Lotema para implantar modelo próprio em 2025
Intercâmbio com a Loteria do Maranhão visa aprimorar gestão e iniciar operação no próximo ano.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
O Governo do Tocantins realizou, nesta quinta-feira, 21, uma visita técnica à Loteria Estadual do Maranhão (Lotema), em São Luís. Reconhecida por sua eficiência em gestão e operações, a Lotema foi escolhida como referência para a implantação da Loteria Estadual do Tocantins, prevista para iniciar atividades em 2025.
A agenda contou com a participação de integrantes do Comitê Integrado de Gestão, Monitoramento e Fiscalização (CIGEMF) da Loteria Estadual do Tocantins, formado por técnicos da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI/TO) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz). O objetivo central foi promover um intercâmbio de conhecimentos, explorando práticas de sucesso já implementadas pela Lotema.
Troca de experiências e fortalecimento de processos
Durante a visita, a equipe tocantinense teve acesso a informações estratégicas sobre o funcionamento da loteria maranhense. Entre os temas abordados estiveram: políticas de investimento, mecanismos de arrecadação e distribuição de recursos, práticas de controle interno, auditoria e ferramentas tecnológicas que otimizam as operações. A programação incluiu uma apresentação institucional e visitas às áreas administrativas e operacionais, como centros de processamento de dados e pontos de venda.
A experiência foi vista como uma oportunidade essencial para fortalecer o projeto tocantinense. “A Lotema nos mostra como uma gestão transparente e eficiente pode não apenas gerar recursos financeiros, mas também impactar positivamente a sociedade. Nosso objetivo é incorporar essas lições ao modelo de loteria estadual do Tocantins”, destacou Thomas Jefferson, secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins.
Planejamento para 2025: um modelo inovador no Tocantins
Com base nos aprendizados obtidos, a Loteria Estadual do Tocantins será implementada a partir de um contrato de concessão firmado entre o Governo e o consórcio Lototins. O projeto prevê a instalação de pontos de vendas em todos os 139 municípios do Estado e uma vigência de 20 anos.
A iniciativa busca combater apostas ilegais, fomentar a geração de empregos e renda, estimular a economia e direcionar receitas para projetos sociais, com foco especial em iniciativas esportivas. “A visita nos ajudou a compreender camadas de segurança e detalhes operacionais fundamentais. A partir disso, vamos ajustar nosso modelo, garantindo eficiência e melhores resultados para o Tocantins”, avaliou Marcondes Martins, representante da Sefaz e membro do CIGEMF.
Colaboração entre estados e benefícios sociais
A Lotema, gerida pela Maranhão Parcerias (Mapa), é referência por alocar recursos em projetos sociais e impulsionar o mercado de trabalho. O intercâmbio entre Tocantins e Maranhão reflete o compromisso do Governo tocantinense em adotar as melhores práticas e consolidar um modelo que une inovação e impacto social.
Representaram o Tocantins na agenda institucional o secretário de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson, o diretor de Administração e Finanças da SPI, Thiago Vinícius Lima Duques, além dos integrantes do CIGEMF: Álan Rickson, Marcos Roberto Moura de Souza, George Sarmento e Marcondes Martins.
Fonte:Ana Franco/ Governo do Tocantins.