Estado

Governo do Tocantins realiza I Conferência Estadual da Pesca com foco no “Compromisso com os Povos das Águas”

Evento reúne pescadores, autoridades e especialistas em Palmas para discutir sustentabilidade e políticas públicas no setor pesqueiro.

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins 

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), promove nesta quinta-feira, 7, e sexta-feira, 8, a I Conferência Estadual da Pesca em Palmas. Com o tema “Compromisso com os Povos das Águas”, o evento tem como objetivo reunir cerca de 400 participantes, entre pescadores artesanais, autoridades, pesquisadores e representantes do setor, para debater o futuro da pesca artesanal e amadora no estado, com foco em sustentabilidade, desenvolvimento econômico e preservação cultural.

A abertura oficial do evento ocorre nesta quinta-feira, das 14h às 18h, no Auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. Já na sexta-feira, as atividades serão realizadas no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), com diversas oficinas voltadas ao setor. A secretária de Estado da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida, destacou a importância da conferência como um marco para o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas para os pescadores. “Este evento foi pensado com respeito e compromisso, sendo uma oportunidade para que os trabalhadores do setor contribuam na construção de diretrizes para uma pesca sustentável e economicamente viável no Tocantins”, ressaltou.

O diretor de Desenvolvimento da Pesca, Dyego Reis, enfatizou a importância do evento para a criação de estratégias que beneficiem as comunidades pesqueiras. Durante a conferência, será elaborada a “Carta de Palmas”, um documento que consolidará as demandas do setor e servirá de base para a nova Política Estadual da Pesca, alinhada com a estratégia “Tocantins Competitivo Sustentável” do governo. “A participação de cada pescador é essencial para que possamos traçar estratégias sustentáveis que fortaleçam o setor, garantindo um futuro economicamente viável e ambientalmente responsável para a pesca.

Bastidores do Tocantins

Bastidores do Tocantins é um Blog de seres, fazeres e dizeres do estado de Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo