HGP completa 19 anos ofertando assistência e cuidado humanizado aos usuários do SUS
A unidade se tornou a maior referência em saúde pública do Estado em atendimentos de média e alta complexidade.
Luciana Barros/Governo do Tocantins
“No dia três de janeiro sofri um acidente de trabalho onde tive queimaduras em várias partes do meu corpo. Fui encaminhada ao HGP. Cheguei em estado grave. Fiquei internada na UTI, depois fui para a enfermaria. Passei a ter crises de ansiedade, síndrome do pânico devido ao que aconteceu e pelo tempo de internação. Sempre fui muito bem atendida por todos os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos. Agradeço a Deus por ter colocado tantos profissionais maravilhosos no meu caminho pois foi de suma importância para minha recuperação. Agradeço imensamente a equipe de psicólogos por terem organizado para que eu pudesse ver meus três filhos juntos. Senti uma emoção inexplicável vê-los novamente depois de tudo que passei”. A declaração é da paciente Mirian Reis, de 32 anos, uma das milhares de vidas salvas pela equipe multiprofissional do Hospital Geral de Palmas Dr. Francisco Ayres (HGP), que celebra 19 anos, no sábado, 10 de agosto.
A unidade hospitalar é a maior referência em saúde pública do Estado do Tocantins, oferecendo assistência em média e alta complexidade à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 139 municípios. “A achei que não fosse resistir, não só eu mas todos que viram a situação que eu me encontrava e ver meus filhos novamente me trouxe muita força. Agradeço imensamente os médicos e os técnicos de enfermagem do Centro cirúrgico por tanto carinho, atenção e dedicação. Recebi alta no dia 24 de março, graças a Deus acabou as crises de ansiedade que eu estava tendo. O HGP é um hospital referência composto por grandes profissionais que faz a diferença na vida de muitas pessoas. Minha gratidão a todos!” acrescentou a paciente.
Nos últimos dois anos o Hospital Geral de Palmas cresceu e atualmente conta com uma área construída de 20.000 m². Seu complexo de prédios interligados dispõe atualmente de 376 leitos de internação em enfermarias; 05 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Coronária tipo II; 45 leitos de UTI adulto geral; 09 leitos de pós-operatório de grande porte; 20 leitos de UTI pediátrica; 11 leitos de Unidade de Cuidados do AVC; 09 Cuidados Intensivos Pós-Cirúrgicos; 11 leitos de serviço de hemodinâmica; 101 leitos no pronto-socorro (11 na sala vermelha, 16 na sala amarela, 56 leitos de Unidade de Internação Rápida (UIR), 27 poltronas na sala de medicação); 31 leitos de pronto socorro-pediátrico (03 na sala vermelha, 05 sala amarela, 08 na sala verde 1, 08 na sala verde 02 e 07 na sala verde 03 e 04 leitos na sala salvatória); 11 salas cirúrgicas; 12 leitos de recuperação pós-anestésica; 14 consultórios de Ambulatório de Especialidades; 07 consultórios de Ambulatório de Oncologia; 06 consultórios de Ambulatório de Pediatria.
Toda a estrutura é tocada por uma equipe de mais de 3.400 profissionais ligados à Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), além de mais 900 colaboradores de empresas terceirizadas que atuam nas dependências da unidade. Uma delas é a técnica em enfermagem que atua há 14 anos no pronto-socorro, Osmarina Ferreira Gomes, de 53 anos, que conta como é trabalhar no local. “Sou servidora do pronto-socorro desde a posse. Essa unidade representa para mim a oportunidade de realização profissional, prática e o aprendizado da minha profissão. Nesta unidade trabalhamos com respeito, responsabilidade e ajuda mútua entre todos da equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, higienização e outros). Prestando a melhor qualidade possível aos nossos clientes de procura espontânea como também os regulados. Continuação de trabalho renomados e sempre em busca de excelência e qualidade para facilitar um atendimento humanizado a todos”.
O maqueiro Marcos Suel da Silva trabalha no HGP há três anos e contou que, “minha função é conduzir os pacientes nas macas, cadeiras de rodas para exames. Ao desenvolver meu trabalho busco auxiliar os pacientes, eu me sinto feliz em ajudar as pessoas que estão passando pelo problema delicado de saúde. Cada dia é uma rotina diferente, e estamos aqui para ajudar o próximo. É um orgulho para mim fazer parte do o HGP que completa 19 anos e atende muitos pacientes de várias cidades”.
“O Governo do Tocantins tem investido em estrutura, equipamentos e valorização dos servidores e isso tem impactado positivamente na assistência da população referenciada ao Hospital Geral de Palmas. Nosso agradecimento e parabéns à toda equipe do HGP, que é engajada, comprometida e não mede esforços para diariamente salvar vidas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
Segundo o diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa, “o HGP é uma unidade hospitalar de excelência em diversas especialidades, em que dispomos de profissionais qualificados que fazem a diferença no atendimento humanizado aos usuários do SUS, tornando o maior hospital público do Tocantins. A unidade vem crescendo cada vez, com o intuito de ofertar um atendimento de qualidade aos nossos pacientes por meio da ampliação e organização do acesso aos serviços e fortalecimento da gestão local”.
Assistência em números
A força humana do HGP realiza anualmente mais de 300 mil atendimentos gerais; mais de 12 mil acolhimentos em oncologia; mais de 60 mil exames de raio-x; mais de 40 tomografias; quase 20 mil consultas eletivas; 20 mil atendimentos no pronto-socorro e mais de 15 mil cirurgias. De janeiro a abril, foram realizadas 4.721 cirurgias, sendo que 3.237 foram cirurgias eletivas, 218 foram executadas por meio do Cirúrgico (PAGH Opera Tocantins) e 1.266 cirurgias de urgência e emergência, o que representa uma média mensal de 393 procedimentos.
Entre as pessoas assistidas está a moradora de Palmas, Francisca Batista que se tornou voluntária da unidade. “Em 2008 recebi o diagnóstico de câncer de mama e recebi tratamento e me curei. Depois de três anos apareceu nódulo no pulmão e a cirurgia foi um sucesso. Após me curar do câncer do pulmão tive câncer no intestino. Depois ano passado vem novamente no pulmão mas Deus é fiel e já estou curada. Recebi toda assistência dos profissionais do HGP, que me ajudaram a passar por cada momento delicado de saúde. Eu criei carinho pelo lugar, sou voluntário do HGP e todas as terças-feiras eu organizo juntamente com meu filho café da manhã com ajuda voluntários e levo para os pacientes de câncer que realizam consulta no ambulatório, pois me sinto muito bem em ajudar o próximo“, declarou.
Especialidades
O hospital oferece serviços em mais de 40 especialidades médicas adultas e mais de 15 especialidades médicas pediátricas, entre clínicas e cirúrgicas, e conta com vários serviços especializados, dentre eles hemodinâmica, reconstrução crânio buco maxilo facial, transplante de córnea, neurovascular, serviço de atendimento domiciliar, vídeo cirurgias nas diversas especialidades cirúrgicas, captação de órgãos e tecidos, Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), unidades de terapia intensiva adulta e pediátrica e uma completa equipe multiprofissional nutrição, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, serviço social, fonoaudiologia, odontologia, radiologia, enfermagem, farmácia e outros.