Saúde

Tocantins confirma três mortes por dengue e investiga outros oito casos

No primeiro semestre de 2024, o estado contabiliza mais de 3,2 mil casos de dengue, de acordo com o boletim da Saúde Estadual.

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins 

Nos primeiros seis meses de 2024, o Tocantins registrou três mortes causadas pela dengue e está investigando oito óbitos adicionais, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

A primeira morte ocorreu no início de março em Brejinho de Nazaré, envolvendo um homem de 55 anos. Em abril e maio, ocorreram as mortes de um homem de 41 anos em Peixe e de uma mulher de 34 anos em São Salvador, conforme informado pela SES.

Os óbitos em investigação foram registrados em Araguaína, Divinópolis, Palmas, Ponte Alta do Tocantins, Taguatinga e Tupirama. Apesar da estiagem atual, os casos confirmados de dengue já superam os números do mesmo período de 2023, com 20.826 notificações de janeiro a 6 de julho deste ano, um aumento de 0,7% em relação aos 20.686 casos do ano passado.

Houve um aumento de 24% nas confirmações de casos, com 3.265 registros em 2024 comparados a 2.637 no mesmo período de 2023. Estes casos foram registrados em 107 municípios tocantinenses. A SES informa que os registros de óbitos, encaminhados pela vigilância municipal, hospitalar e familiar, são submetidos ao Comitê de Investigação de Óbitos suspeitos por arboviroses no Tocantins, com um prazo de até 60 dias para a compilação das informações.

Vacina e cuidados

Dezessete municípios tocantinenses receberam doses da vacina Qdenga, que protege contra a dengue, sendo administradas desde fevereiro deste ano. O esquema vacinal, composto por duas doses com intervalo de três meses, é destinado a crianças de 6 a 14 anos, conforme nota técnica do Ministério da Saúde, além de pessoas entre 15 e 59 anos com comorbidades.

Mesmo durante a estiagem, a população deve evitar água parada para impedir a procriação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A SES recomenda os seguintes cuidados:

• Manter sob abrigo pneus, garrafas, sucatas, bebedouros de animais e outros depósitos móveis.
• Vedação de caixas d’água, tambores, tanques, cisternas e poços artesianos.
• Retirar água acumulada em enfeites de jardim e plantas, como bromélias.
• Colocar areia em pratos e vasos de plantas.
• Manter calhas e ralos desobstruídos de folhas e galhos.
• Não jogar lixo em terrenos baldios; manter lixo em sacos plásticos e lixeiras fechadas.
• Guardar garrafas de vidro ou plástico com a boca para baixo.
• Evitar acúmulo de água da chuva sobre lajes e calhas entupidas; limpar calhas regularmente.
• Lavar vasilhas usadas para guardar água e bebedouros de animais com água e sabão semanalmente.
• Manter piscinas e fontes decorativas limpas e cloradas.

Bastidores do Tocantins

Bastidores do Tocantins é um Blog de seres, fazeres e dizeres do estado de Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo