Governo do Tocantins Promove Workshop sobre PAA e PNAE na Aldeia Prata, Território Indígena Apinajé
O evento contou com a participação de aproximadamente 120 indígenas de diversas aldeias do Território Apinajé.
Amanda Oliveira / Governo do Tocantins
Entre os dias 2 e 5 de abril, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), em parceria com diversos órgãos e instituições, organizou um workshop na Aldeia Prata, em Tocantinópolis, com o intuito de promover a inserção dos povos indígenas nos programas de aquisição de alimentos da agricultura familiar.
O evento contou com a participação de aproximadamente 120 indígenas de diversas aldeias do Território Apinajé.
Durante o evento, foram abordados temas como o passo a passo para acessar os programas, levantamento da produção indígena através do etnomapa do sistema alimentar Apinajé, construção de cardápios tradicionais Apinajé específicos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), elaboração de Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e cadastramento dos indígenas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Para a especialista em indigenismo da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) Regional Araguaia Tocantins, Maria Clara, a oficina promove o acesso aos indígenas a politicas pública de geração de renda, e destacou a importância do workshop:
“A oficina sobre o PNAE junto aos indígenas Apinajé é o primeiro passo para informar e promover o acesso das agricultoras e agricultores indígenas a esta política pública tão importante na geração de renda para as famílias, para o fortalecimento da cultura alimentar no território e para a oferta de uma alimentação saudável e tradicional para estudantes indígenas”, destacou Maria Clara.
Joel Apinajé, cacique da Aldeia Prata, enfatizou a importância da iniciativa:
“Foi muito importante a oficina com a participação de diversos parceiros para levar as políticas públicas que os indígenas têm direito”, declarou Joel.
O gerente de Aquisição de Alimentos do Ruraltins, Odair Araújo, ressaltou sobre a necessidade da realização de oficinas.
“A oficina é uma ferramenta que serve para fortalecer a aquisição de alimentos das populações indígenas. É importante a realização de oficinas como essa, para promover a segurança alimentar desse público”, ressaltou Odair.
O workshop representou um passo significativo na promoção dos direitos e na melhoria da qualidade de vida povos indígenas, reforçando e o compromisso do Governo do Tocantins com a inclusão e o desenvolvimento das comunidades.