Plantão Policial

Um mês após assassinato de vigia em shopping de Palmas, suspeito segue foragido

Crime ocorrido no Aldeia Mall Shopping foi registrado por câmeras de segurança; investigações continuam sob sigilo, segundo a SSP

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins 

Nesta segunda-feira (29), completa um mês do assassinato do vigia Dhemis Augusto Santos, de 35 anos, ocorrido no Aldeia Mall Shopping, em Palmas. O suspeito do crime, Waldecir José de Lima Júnior, de 40 anos, teve mandado de prisão expedido pela Justiça, apresentou advogado, mas permanece foragido.

O homicídio aconteceu na noite de 29 de novembro, enquanto Dhemis trabalhava no shopping localizado na quadra 203 Sul. Toda a ação foi registrada por câmeras de segurança do local. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP)informou que não há novidades sobre o caso e que as investigações seguem sob sigilo para não comprometer o andamento dos trabalhos policiais.

De acordo com a investigação, Waldecir estacionou o veículo de forma irregular e atingiu uma baliza sinalizadora. Ao ser advertido pelo vigia, teve início uma discussão que terminou com Dhemis baleado e morto. O mandado de prisão foi expedido pela 1ª Vara Criminal de Palmas no dia 30 de novembro. Apesar de o advogado do suspeito ter levado a polícia até a arma utilizada no crime, Waldecir não se apresentou às autoridades.

Durante o mês de dezembro, o advogado Zenil Drumond afirmou que a decisão de se entregar caberia exclusivamente ao cliente. Em declaração recente, ele lamentou o ocorrido e afirmou que as imagens das câmeras externas devem contribuir para o esclarecimento dos fatos. Segundo o defensor, qualquer decisão sobre apresentação às autoridades será tomada com base em análise técnica, respeitando as garantias constitucionais da ampla defesa e da presunção de inocência.

A TV Anhanguera apurou que Waldecir possuía registro ativo como Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), mas não teria autorização para portar arma em público. Em 2013, ele chegou a ser condenado por porte ilegal de arma ao ser flagrado em uma churrascaria.

Relembre o crime

Dhemis era funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviços ao shopping. A discussão começou após o suspeito, que conduzia uma Range Rover Evoque, atingir uma baliza sinalizadora ao estacionar. As imagens mostram o momento em que Waldecir gesticula, saca uma pistola e aponta a arma para o vigia, efetuando o disparo que atingiu a vítima. Após o crime, ele deixou o local.

Momento em que o suspeito ameaçou e atirou contra vigilante, em Palmas — Foto: Reprodução/Redes sociais

O veículo foi encontrado posteriormente na residência do suspeito, na região central de Palmas, coberto por uma lona. A polícia chegou a entrar no imóvel, mas não localizou Waldecir.

Natural de Sergipe, Dhemis havia morado na Bahia antes de se mudar para o Tocantins há cerca de um ano em busca de melhores oportunidades. Segundo Edmilson dos Santos, responsável pela empresa onde ele trabalhava, o vigia estava se estabilizando financeiramente e tinha planos de construir uma família.

Bastidores do Tocantins

Bastidores do Tocantins é um Blog de seres, fazeres e dizeres do estado de Tocantins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo