Bombeiros retiram motos e equipamentos do Rio Tocantins após naufrágio que matou dois jovens entre São Sebastião e São Félix
Marcos Vinícius e Jefferson morreram afogados após embarcação que transportava 15 pessoas e motocicletas afundar no domingo (26).
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
O Corpo de Bombeiros concluiu, na tarde desta terça-feira (28), a retirada das motos, capacetes e um barco que afundaram no Rio Tocantins, entre os municípios de São Sebastião do Tocantins e São Félix (MA), após o naufrágio de uma embarcação que transportava 15 pessoas e vários veículos.
O acidente ocorreu na tarde de domingo (26) e provocou a morte dos jovens Marcos Vinícius Barbosa Oliveira, de 22 anos, e Jefferson de Oliveira Campos, de 26 anos. Segundo relatos de amigos, o grupo atravessava o rio em direção a São Sebastião para um passeio de motocicleta quando a embarcação afundou.
Resgate e depoimentos
Durante as buscas, os bombeiros localizaram e retiraram nove motos, um barco e três capacetes que estavam a cerca de cinco metros de profundidade. Outras duas motocicletas já haviam sido recuperadas na noite de segunda-feira (27) com o apoio de mergulhadores locais.

Segundo o relato de Fagner Rocha, amigo das vítimas e organizador de trilhas, o acidente foi marcado por momentos de desespero:
“O Jefferson não sabia nadar e não havia colete salva-vidas. Era cada um tentando se salvar. Ele foi o primeiro a afundar. O Marcos Vinícius ainda tentou se segurar, mas a roupa e as botas encharcadas pesaram muito, o que pode ter dificultado o resgate.”

As buscas pelos corpos de Marcos e Jefferson começaram ainda no domingo e se estenderam até a segunda-feira (27), com apoio da Marinha do Brasil, que agora apura as causas do naufrágio.
Embarcação não era apropriada para transporte de veículos
De acordo com os Bombeiros, a embarcação utilizada não era destinada ao transporte de motos ou veículos pesados, o que pode ter contribuído para o afundamento. As investigações devem esclarecer as circunstâncias exatas do acidente e se houve excesso de peso ou falhas estruturais.
As 13 pessoas sobreviventes conseguiram sair da água sem ferimentos graves, auxiliadas por barqueiros e moradores ribeirinhos.
As vítimas
Marcos Vinícius e Jefferson eram moradores de Rondon (PA) e integravam o grupo de trilheiros Velocross dos Amigos. Eles estavam participando de um passeio que percorria estradas de chão entre os estados do Pará e Maranhão.
“Como não é época de trilhas, o pessoal costuma organizar passeios mais leves. Eles saíram de Rondon (PA) em direção a Vila Nova (MA), por um trajeto de cerca de 48 km de estrada de terra”, contou Jhames de Castro Martins, organizador do grupo.



