Laurez Moreira apresenta situação fiscal do Tocantins e projeta déficit zero até o fim do ano
Governador em exercício expõe resultados do 2º quadrimestre de 2025 e pede apoio dos deputados para plano de desenvolvimento sustentável do Estado.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), apresentou nesta terça-feira (1º) aos deputados estaduais os resultados fiscais do 2º quadrimestre de 2025 e os planos do Executivo para reduzir o déficit orçamentário até o fim do ano. A reunião ocorreu na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e contou com a presença do presidente da Casa, deputado Amélio Cayres (Republicanos), e de mais 16 parlamentares.
Durante o encontro, Laurez Moreira afirmou que está empenhado em implementar um plano de desenvolvimento para o Estado e, por isso, adotou medidas de ajuste nas contas públicas, como a redução de despesas com o custeio da máquina administrativa. Ele assegurou, no entanto, que os cortes não afetarão projetos em andamento, como a manutenção de estradas e o término das obras em execução, especialmente as que se encontram em fase final.

para o Estado – Foto: Divulgação/ALETO;
“Vamos apresentar um plano de desenvolvimento sustentável e duradouro para o Estado, investindo na vocação econômica de cada região, visando transformar o Tocantins, um produtor de commodities, em um Estado industrializado”, projetou, pedindo apoio dos parlamentares para atingir esse objetivo. Laurez também manifestou respeito à Assembleia Legislativa, lembrando sua trajetória política iniciada como vereador de Gurupi, passando pelo mandato de deputado estadual, deputado federal, prefeito de Gurupi por dois mandatos e vice-governador do Tocantins.
Os resultados fiscais foram detalhados pelo secretário do Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas. De acordo com ele, quando Laurez Moreira assumiu o governo, havia uma previsão de déficit de R$ 380 milhões para o final do ano. Com as medidas de contenção de gastos, a projeção caiu para R$ 150 milhões, e a expectativa do Executivo é zerar o déficit até dezembro.
Dimas apontou como os principais gargalos das contas públicas o Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Servir) e o sistema previdenciário. Segundo o gestor, medidas já estão sendo adotadas para equilibrar essas áreas. O presidente da Aleto sinalizou disposição de apoiar institucionalmente o plano do governo, desde que as propostas sejam amplamente discutidas com os deputados.

deputados – Foto: Divulgação/ALETO;
Estiveram presentes à reunião, além do presidente Amélio Cayres, os deputados Cleiton Cardoso (Republicanos), Gipão (PL), Dr. Danilo Alencar (PL), Eduardo Fortes (PSD), Eduardo Mantoan (PSDB), Gutierres Torquato (PDT), Ivory de Lira (PCdoB), Jair Farias (UB), Jorge Frederico (Republicanos), Marcus Marcelo (PL), Moisemar Marinho (PSB), Nilton Franco (Republicanos), Professor Júnior Geo (PSDB), Valdemar Júnior (Republicanos), Vilmar de Oliveira (Solidariedade) e Wiston Gomes (PSD). Também participou o secretário-executivo da Secretaria do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura.



