Suspeito de matar namorado da ex confessa crime durante culto em igreja de Palmas
Vídeo divulgado nas redes sociais mostra Pedro Ivo Afonso admitindo ter tirado a vida de uma pessoa; ele foi preso por homicídio qualificado e alega legítima defesa.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
Pedro Ivo Afonso, suspeito de matar o namorado da ex-companheira, confessou o crime durante um culto evangélico em Palmas, antes de ser preso pela Polícia Civil. O vídeo foi gravado e publicado nas redes sociais da Catedral da Família no dia 13 de agosto, quase um mês após o assassinato de Pedro Henrique Gomes de Oliveira, de 26 anos. Nas imagens, ele conversa com o pastor e diz: “Cheguei a esse ponto, de tirar a vida de uma pessoa”.
O pastor Luiz de Jesus, responsável pela igreja, afirmou que percebeu arrependimento no suspeito e declarou: “Tu não vai ser chamado de assassino, tu não vai ser chamado de homicida”. Em nota, o religioso explicou que não apagará o vídeo: “É um vídeo verdadeiro, um vídeo real, eu não vou apagar, até porque ele permitiu postar. Ele está preso consciente. Ele sabia que ia ser preso. Deus perdoou ele, mas ele vai pagar o preço, já está pagando o preço”.
O Bastidores do Tocantins procurou a defesa de Pedro Ivo, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O delegado responsável pelo caso, Guilherme Torres, informou que a polícia tinha conhecimento do vídeo, mas ele não foi anexado ao inquérito porque as investigações já estavam avançadas. “O mandado de prisão ainda não havia sido expedido, mas ele já havia sido ouvido na delegacia. A gente já tinha as informações quanto à autoria do crime. Estava só aguardando algumas perícias para a conclusão do procedimento”, explicou.
Durante depoimento, Pedro Ivo afirmou ter agido em legítima defesa, dizendo ter sido agredido pela vítima. “Como ele já havia confessado no procedimento, ele alega legítima defesa que a gente não vislumbrou. Não chegamos a essa conclusão, mas ele alega essa legítima defesa”, completou o delegado. O homem foi preso no domingo (28), na quadra 903 Sul, em Palmas, e levado para a Unidade Prisional da Capital, onde ficará à disposição da Justiça. Ele foi indiciado por homicídio qualificado.
De acordo com a investigação, o crime aconteceu no dia 19 de julho de 2025, no setor Morada do Sol I, na região sul de Palmas. O suspeito teria ido até a casa da ex-mulher, alegando que iria buscar um remédio para a filha do casal. Quando conseguiu entrar, agrediu Pedro Henrique, que estava deitado, com socos e, em seguida, o golpeou com uma faca diversas vezes. A vítima tentou escapar, mas caiu e morreu no local. A ex-companheira tentou intervir, sofreu ferimentos na mão e, depois do crime, passou a ser perseguida e ameaçada pelo suspeito, que fugiu em uma bicicleta.
Nas imagens divulgadas pela Polícia Civil, Pedro Ivo aparece entrando em uma delegacia. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) enviou o vídeo com o rosto dele borrado. O crime, segundo a polícia, teria sido motivado por ciúmes, já que o suspeito não aceitava o fim do relacionamento com a ex-companheira.



