Prefeitura de Palmas orienta escolas e Cmeis a adotar medidas para amenizar efeitos do calor extremo
Com previsão de até 39 ºC nesta quinta-feira (2), Semed recomenda atividades leves, ambientes ventilados e merendas que favoreçam a hidratação dos estudantes.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
A Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas emitiu orientações para que Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) adotem estratégias para minimizar os impactos do calor extremo nos próximos dias. A recomendação surge em meio a uma semana de temperaturas elevadas e baixa umidade do ar na Capital, que segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deve atingir o pico na quinta-feira (2), com previsão de 39 ºC. Nos demais dias, incluindo esta segunda-feira (29), os termômetros variam de 24 ºC a 38 ºC.
Entre as ações sugeridas estão a suspensão de atividades que exijam esforço físico intenso, a utilização de roupas mais leves e adequadas para o calor e a adaptação do cardápio das merendas escolares. A orientação é para dar preferência a alimentos in natura ou minimamente processados, como recomenda o Ministério da Saúde, priorizando produtos com alto teor de água para ajudar na hidratação dos alunos.
A Coordenação de Alimentação Escolar da Semed reforçou que frutas, sucos naturais e preparações leves são alternativas que contribuem para manter o corpo hidratado e oferecer mais conforto térmico durante o período de temperaturas elevadas. A mudança no cardápio busca proteger a saúde dos estudantes, prevenindo os efeitos negativos do calor intenso.
De acordo com a secretária-executiva pedagógica da Semed, Cândida Cecília, é essencial que as unidades mantenham os ambientes ventilados e arejados, promovam atividades que exijam menos esforço físico e incentivem a ingestão frequente de líquidos. “É fundamental que as unidades mantenham os ambientes ventilados e arejados, busquem realizar atividades que exijam menos esforço físico, escolham para as refeições a ingestão de sucos e frutas e priorizem a hidratação constante dos alunos”, reforçou.
Com as temperaturas elevadas e a baixa umidade do ar registradas nos últimos dias, a prefeitura busca prevenir malefícios à saúde de alunos, professores e servidores das unidades de ensino, promovendo medidas que assegurem mais bem-estar e conforto durante a rotina escolar.



