Palmas abre consulta pública sobre uso de contêineres na coleta de lixo domiciliar
Participação popular é essencial para definir regras do novo sistema de resíduos sólidos na capital.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
A população palmense já pode participar da consulta pública nº 03/2025, aberta pela Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP), que trata do uso de contêineres na coleta de resíduos sólidos domiciliares. A proposta de regulamentação, que estava prevista para ser disponibilizada no dia 8 de setembro, foi adiada por ajustes técnicos e entrou no ar nesta quarta-feira, 10.
Segundo o presidente da ARP, Marcelo Wallace, o objetivo da consulta é construir, de forma participativa, as normas que irão estabelecer diretrizes para o uso desses recipientes no sistema de coleta pública do município. A medida busca garantir mais organização, eficiência e higiene urbana.
O canal de participação ficará aberto até às 18h do dia 22 de setembro de 2025, por meio de formulário digital (link disponível no site da ARP). A sociedade civil, prestadores de serviço, especialistas e cidadãos em geral podem apresentar sugestões, críticas ou comentários sobre o conteúdo da minuta.
“A consulta pública reforça nosso compromisso com a transparência e com o diálogo direto com a população. É uma oportunidade de todos contribuírem para um serviço público mais eficiente e adequado às necessidades da cidade”, destacou Marcelo Wallace.



