Fafá de Belém encanta Taquaruçu com carimbó, emoção e alma nortista
Segunda noite do FGT 2025 é marcada por show vibrante da paraense, que lotou a Praça Tarcísio Machado e promoveu uma verdadeira celebração cultural entre Tocantins e Pará.
Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
A cantora Fafá de Belém protagonizou um dos momentos mais marcantes da segunda noite do 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT 2025), nesta sexta-feira, 5. Com seu carisma único e forte presença de palco, ela transformou a Praça Vereador Tarcísio Machado em um grande salão de festa ao som de carimbó, emoção e memórias afetivas. O repertório passeou por clássicos como “Nossa Senhora” e “Ando Devagar”, fazendo o público cantar em uníssono, dançar e até se emocionar às lágrimas.
Logo no início da apresentação, a artista mostrou intimidade com o Tocantins. “Comi chambari na beira do Lago de Palmas. Estou recomposta, banhada pelo Tocantins”, brincou. O show foi além da música: foi um elo entre as culturas tocantinense e paraense, marcado por respeito, identidade e ancestralidade.
Fafá não escondeu o quanto se sentiu tocada pela recepção dos palmenses. “Foi uma festa de alma. Senti o coração do Tocantins batendo junto com o meu. É isso que dá sentido à minha música”, disse ela, visivelmente emocionada com o carinho dos fãs.
Entre os muitos admiradores que lotaram o espaço do festival, dona Tânia Maranhão, de 65 anos, roubou a cena como uma das fãs mais entusiasmadas da noite. “Sou apaixonada por Fafá. A força dela como mulher me inspira. Ela representa com orgulho o Norte do Brasil”, afirmou. “Hoje foi o melhor dia da minha vida.”
Eliane Cristina Brito de Oliveira também não conteve as lágrimas. “Fafá abriu o show com Ave Maria, minha música favorita. Estou emocionada. Foi um sonho realizado”, declarou.
A emoção tomou conta também da professora Edna do Pilar Lopes dos Santos, que percorreu quase 300 km desde Almas até Taquaruçu para ver a cantora pela primeira vez. “Vim com minhas filhas e amigos especialmente para isso. Foi mágico. Tudo no festival está impecável”, relatou.
Antes e depois do show de Fafá, a noite foi embalada por artistas tocantinenses. A banda Viola D’Júnior abriu a programação com muito axé e swingueira, levantando o público. Já o grupo Projeto 1+1 encerrou a noite ao som do pagode, consolidando o espaço dos talentos regionais no palco principal.
A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), reforçou, mais uma vez, seu compromisso com a valorização da cultura local, mesclando atrações nacionais e regionais para proporcionar ao público uma experiência completa.
Programação segue até domingo
O FGT 2025 continua neste sábado, 6, com o show do duo tocantinense Anavitória, prometendo embalar corações apaixonados. No domingo, 7, o encerramento será voltado para o público infantil com o espetáculo Mundo Bita, que promete encantar crianças e famílias inteiras.



