Homem investigado por praticar crime bárbaro em Filadélfia é preso durante ação da Polícia Civil do Tocantins
Homem matou e quase esquartejou uma senhora em um povoado do município.
Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins
Na tarde desse sábado, 29, uma ação conjunta entre policiais civis da 34ª Delegacia de Filadélfia e agentes plantonistas da 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil de Araguaína, resultou na prisão de um indivíduo de inicial IDCCC, 24 anos, apontado como o autor de um crime bárbaro, ocorrido em janeiro deste ano, em Filadélfia.
Ele foi preso em Araguaína, em cumprimento ao mandado de prisão preventiva, expedido pela justiça da 1ª Escrivaninha Criminal da Comarca de Filadélfia. A vítima, Maria Alves de Matos, com 79 anos à época, foi morta a facadas no dia 22 de janeiro de 2025, na zona rural de Filadélfia.
O delegado Charles Marcelo Arruda, responsável pelo caso, explicou que logo depois do crime, que chocou a cidade de Filadélfia, o investigador da 34ª DP iniciou as diligências investigativas e conseguiu identificar o autor do homicídio, que teria ido até a chácara onde a vítima morava, e a morta com coleções de facadas.
“Por meio das investigações, foi possível concluir que o homem surpreendeu a idosa sozinha e a atacou em frente a sua residência. Em seguida, ele arrastou o corpo da vítima e o colocou sobre a cama, onde continuou a desferir golpes, inclusive, foi constatado que o autor teria a intenção de esquartejar a vítima que tinha cortes profundos na região do pescoço”, disse.
Após o fato, o suspeito voltou para sua casa em Filadélfia e foi internado na ala psiquiátrica do Hospital Regional de Araguaína, sendo que o juiz da Comarca determinou sua internação no Hospital Geral de Palmas, a fim de que fosse submetido a tratamento ambulatorial.
Porém, no dia 18 de março, o IDCCC recebeu alta médica com o parecer de que estava apto a voltar ao convívio da sociedade. Desse modo, acatando pedido feito pela Polícia Civil, o magistrado de Filadélfia decretou a prisão preventiva do indivíduo, a qual foi cumprida naquele sábado, em Araguaína.
Após ser conduzido até a sede da 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Araguaína, e ser submetido aos procedimentos legais cabíveis, o homem foi encaminhado para a Unidade Regional Penal da cidade, onde aguardará manifestação da Justiça.
“Trata–se de uma prisão muito importante, tendo em vista a gravidade do crime praticado por esse indivíduo, que por pouco não consumiu o esquartejamento do corpo de idoso, sem motivo aparente. Além disso, as investigações da Polícia Civil apuraram que o autor é de alta periculosidade e já responde por crimes praticados contra a vida da própria mãe e do irmão”, frisou o delegado Charles.



