Ponte de R$ 200 milhões entre Tocantins e Pará segue sem uso por falta de acessos
Estrutura está 95% concluída, mas travessia ainda é feita por balsas devido à demora na construção dos acessos.

Yasmim Rodrigues/Bastidores do Tocantins
A ponte sobre o rio Araguaia, que liga os municípios de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA), continua sem uso mesmo após a conclusão de 95% da estrutura. Orçada em R$ 204,2 milhões, a obra enfrenta entraves na construção dos acessos, impedindo sua utilização. Enquanto isso, a travessia entre os dois estados segue sendo feita por balsas.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a previsão é que a ponte seja entregue no segundo semestre de 2025. No entanto, a construção dos acessos ainda aguarda o pagamento de indenizações aos proprietários de terrenos na região. O DNIT informou que audiências conciliatórias para tratar do assunto estão marcadas para este mês na Justiça Federal.
Os acessos à ponte terão 2.010 metros de extensão, sendo 310 metros no lado do Pará e 1.700 metros no lado do Tocantins. O investimento para essa etapa é estimado em R$ 28,6 milhões. A obra inclui pista com 12 metros de largura, acostamentos e calçadas para pedestres.
O contrato para a construção da ponte foi assinado em 2017, durante o governo Temer, com previsão inicial de entrega em três anos. No entanto, disputas judiciais atrasaram o início dos trabalhos, e a ordem de serviço só foi emitida em 2020. O custo da obra também sofreu reajustes significativos, passando de R$ 132 milhões, no anúncio inicial, para os atuais R$ 232,8 milhões, somando ponte e acessos.
Quando finalizada, a ponte será um importante corredor logístico para o escoamento da produção agrícola da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas e impulsionando o desenvolvimento econômico da região.